DvF – e a mulher criou o vestido

Padrão
Diane, nos anos 70

Diane, nos anos 70

Diane Von Fustenberg é a criadora de moda conhecida mundialmente pelo corte original do vestido que inventou (o vestido-envelope), mas existem muitas razões para se admirar esta mulher de fibra. Nascida em 1946 na Bélgica, os seus pais eram sobreviventes do Holocausto (a mãe esteve em Auschwitz), pelo que a infância foi passada na Europa do pós-Guerra. Depois de estudar economia, em Genebra, casou com um príncipe alemão, que lhe deu o sobrenome Von Fustenberg, com o qual teve dois filhos. Depois da separação, esta mulher de negócios (agora avó) chegou aos EUA em 1970 com uma mão cheia de vestidos de jersey de malha fabricados em Itália (abençoada!), e logo começou a dar cartas no panorama da moda novaiorquina, incentivada pela homónima editora da Vogue da época, Diana Vreeland.

A exposição do percurso de DVF, em Los Angeles

Um look da exposição do percurso de DVF, em Los Angeles

Fundou a sua companhia em 1972 (o famoso modelo “envelope” foi criado em 74), tendo sido um dos maiores nomes da moda das décadas de 70 e 80, fruto das silhuetas fluídas e sensuais que desenhou, e dos padrões geométricos únicos que criou. É dela a frase “Sinta-se mulher, use um vestido!”, que espelhava bem o sentimento de rebeldia face aos “power suits” masculinizados dos anos 80 (que trouxeram para a ribalta os senhores Klein – Calvin – e Armani – Giorgio) e apologia das formas de vestir femininas. Com o crescimento da empresa (perfumes, cosméticos, acessórios), Diane perde parte do controlo criativo e regressa à criação no final da década de 90, incentivada por uma onda de jovens bem sucedidas, que procuram avidamente os seus icónicos vestidos-envelope em lojas vintage. Com a publicação das suas memórias, abre-se um novo capítulo na história da mulher que, a par de Coco Chanel, tem um dos nomes mais reconhecidos na indústria da moda. Em 2005 é eleita presidente do Council of Fashion Designers of America (CFDA), cargo que mantém ainda hoje.

Gwyneth Paltrow e Diane Von Fustenberg - ambas em Diane Von Fustenberg

Gwyneth Paltrow e Diane Von Fustenberg – ambas em Diane Von Fustenberg

Recentemente, uma exposição comemorativa dos 40 anos do icónico vestido criado por Diane foi inaugurada no LACMA, em Los Angeles, e a festa foi abrilhantada pela presença de inúmeras caras conhecidas, do mundo do cinema e da moda, passando por amigos de longa data. Estava mais que na altura de reconhecer a carreira desta senhora!

Até já!

Anúncios

Diga de sua justiça...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s